| Por: Caroline Moraes
Acidentes automobilísticos são considerados problema de saúde pública, segundo Ipea.
Verificar os pneus, mecânica do carro, se o step está arrumado e o carro alinhado. Tudo certo? Então aperte os cintos e lá vamos nós, afinal, rodamos em média 15 mil kilometros por ano, segundo estudo da CETESB. Ainda falando em dados, segundo estudos do IPEA, são gastos com acidentes de transito R$ 140 bilhões de reais por ano, sendo considerado um problema de saúde pública.
Ao contrário do que muitos pensam, a iluminação da maior parte das rodovias brasileiras não estão de acordo, se então, colaboram significativamente para a causa de acidentes. Entretanto, qual será as outras principais causas dos incidentes de trânsito?
Com base nos dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Desatenção dos motoristas, velocidade incompatível e ultrapassagem indevida são as causas mais frequentes dos acidentes com mortes, além da ingestão de álcool e outras causas (não isoladas pelo relatório) representarem 37,1% das ocorrências com mortes.
Em 2011, Linaldo Serafim, estudante de engenharia elétrica da UNESP de Guaratinguetá/SP, realizou um estudo que traz a Influência da Iluminação de Rodovias Federais Com a Redução do Número de Acidentes. Nele, é comparado o investimento em iluminação em Rodovias; após, compara-se quando a mesma não tinha iluminação.
Acompanhe o estudo abaixo:
Por razões de sigilo de dados e preservação de direitos, as rodovias não terão suas nomenclaturas divulgadas e nem a localidade exata. Os valores informados foram obtidos a partir do banco de dados da Polícia Rodoviária Federal.
Rodovia avaliada no estudo de Livaldo |
Foram levantados os números de acidente de aproximadamente cinco meses antes e cinco meses após a iluminação. Nos períodos analisados foram levantados os números totais de acidentes, veículos envolvidos, pessoas ilesas, feridas e mortas.
Dados estatísticos dos acidentes:
Analisando os dois períodos constata-se que apesar do aumento do número de acidentes e veículos envolvidos houve redução na gravidade, verificado pela redução de vítimas e fatalidade.
Alteração dos parâmetros analisados após a iluminação:
A economia negativa significa que os custos aumentaram e a economia positiva que os gastos diminuíram.
Economia aos cofres públicos após a iluminação.
Concluindo: Mesmo com o aumento do número de acidentes, houve a redução da gravidade, notado pela diminuição do número de vítimas e fatalidades, alcançando o objetivo máximo do Código de Trânsito brasileiro que é preservar vidas. Ou seja, após o investimento em iluminação foi obtida uma economia de R$361.571,00 com gastos em acidentes de trânsito; em apenas cinco meses obteve-se uma amortização de aproximadamente 82% do valor investido. Para saber outros exemplos do estudo, clique aqui.
Procurei a DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para entender como é feito o mapeamento para realizar a instalação da iluminação, até o quesito de: será que está sendo feita da maneira correta?
“Dispomos que rodovias não têm iluminação, e que essa seja característica que possa ser verificada em qualquer País”, disseram a ouvidoria, se contradizendo posteriormente afirmando existir iluminação, porém, de responsabilidade dos municípios brasileiros: “No Brasil, nos pontos em que ela existe, segmentos urbanos, trata-se de elemento administrado sob a responsabilidade dos respectivos municípios jurisdicionados”.
“União investe milhões para construir uma estrada e instalar os postes com luminárias e aí não se sabe quem paga a conta. O Ministério Público faz um acordo com o DNIT e transfere a conta para o município”, disseram os deputados Alceu Moreira e Edinho Araújo do PMDB, que tem como proposta incluir na Lei de Responsabilidade Fiscal, uma nova rubrica e garantir os recursos no orçamento do DNIT.
“A rodovia é de uso comum, e não de uso exclusivo do município. As rodovias federais cortam milhares de municípios brasileiros. Muitas são pedagiadas e geram arrecadação. É justo que a conta de iluminação seja bancada pela União”, concluíram os deputados.
Curiosidades:
- Você sabia que a soma das tarifas de todas as praças de pedágio do país chega a R$ 1737,00?
- As cidades com maior parte das vias pedagiadas estão em São Paulo, com 3 500 quilômetros, Paraná 2 495 quilômetros, Rio Grande do Sul 2 494 e Rio de Janeiro com 666 quilômetros.
- Nos estados da região Norte e Nordeste, não há pedágios.
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