Roteiro do Vinho: um passeio de muito bom gosto

|oi terça-feira, 26 de janeiro de 2016
| Por Beatriz Facchini

Em uma época em que a rotina está cada vez mais acelerada, a calmaria na natureza do interior aliada a uma boa gastronomia se tornam o refúgio perfeito para os turistas. À cerca de uma hora da capital, São Roque tem como um de seus principais atrativos o Roteiro do Vinho. O passeio oferece trinta e uma opções como sítios, pesqueiros, vinícolas, adegas, ranchos e fazendinhas distribuídas nas três vias que compõe o Roteiro: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.

Com um clima de frio intenso propício para a produção de uva, São Roque ganhou fama de "terra do vinho", herança da população portuguesa e italiana que se instalou na região no final do século XIX. Assim sendo, as vinícolas do local são os estabelecimentos mais procurados para visitação. Todas oferecem degustação e comercialização de queijos, vinhos, doces, embutidos e demais produtos para você levar um pedacinho da cidade para casa. Cada visitação dura em torno de meia hora, portanto, é difícil conhecer todos os atrativos em um só dia. Para melhor aproveitamento do passeio, as empresas distribuem para os turistas um mapa do Roteiro com as possíveis paradas.

Foto: Reprodução


Fundada pelo casal Benedito e Maria das Dores, a Vinícola Góes é a mais famosa produtora de vinho da região e também a única a cultivar, na própria cidade, a uva cabernet sauvignon. Com uma tradição desde 1938, a empresa oferece ampla infraestrutura para os turistas, sala de degustação, cafeteria, mini shopping, lago, música ao vivo e restaurante. Já durante a safra, é possível participar de um passeio chamado Vindima, no qual os visitantes acompanham a colheita no parreiral, o processo moderno de fabricação do vinho e participam da pisa da uva em grandes tinas ao som da Tarantella.

Conheça um pouco da história da Vinícola Góes

Além das saborosas bebidas, o Roteiro do Vinho também oferece ótimas opções da culinária italiana e portuguesa, muitas vezes acompanhadas de danças tradicionais e receitas que passam de geração em geração. Em ambientes rústicos e agradáveis, são servidos deliciosos pratos de bacalhau, massa caseira produzida na hora, leitãozinho ao estilo português e sardinha na brasa. Produto típico de São Roque, a alcachofra também está bem presente na gastronomia dos restaurantes, que oferecem pratos elaborados com a planta como strogonoff, torta folhada, pastel e massa.

Quando se trata de lazer, o Roteiro também não deixa a desejar. O turista pode se divertir nos pesqueiros, chalés e cavalgadas em meio a paisagem exuberante de São Roque. Fazendas também proporcionam contato com animais e vivência no campo através de trilhas ecológicas e passeios. Já para quem pretende passar mais do que um dia aproveitando o local, pousadas rurais com um ambiente acolhedor e familiar são encontradas nas estradas.

Para mais informações sobre o Roteiro do Vinho, acesse o site (www.roteirodovinho.com.br) ou entre em contato através do telefone: (11) 4712 3231
Visto em: , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário