Boituva, cidade boa para se viver

|oi sexta-feira, 25 de setembro de 2015
| Raissa Nunes 

Mesmo ainda sendo uma cidade pequena e nos arredores de Porto Feliz e Sorocaba, Boituva, tem tido um grande avanço em relação aos números de habitantes. Cidade calma, com atrações de tirarem o fôlego e com muita adrenalina, é conhecida pelo seu paraquedismo e balonismo, que além de atrair muitos turistas, atraem pessoas que vieram para ficar.


De acordo com o censo de 2010, a população era de 48.314 mil habitantes, já em abril de 2015 foram calculados 54,5 mil habitantes. O refúgio dos paulistanos tem sido as cidades do interior. Uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, junto com o Ibope, 57% dos paulistanos, se pudesse, sairiam da cidade. É o maior índice de insatisfação divulgado desde 2009. Trânsito, caos, violência, preços altos, falta de espaço e de tempo, entre outros fatores ocasionam o estresse na vida paulistana e, por isso, muitos procuram tranqüilidade no interior.A cidade ainda tem diversos loteamentos fechados, que oferecem lazer e conforto para seus moradores, como Portal das Estrelas, Portal dos Pássaros, Flora Ville, entre outros. Chácaras também são muito comuns nas cidades e podem trazer aquela sensação de morar no campo, principalmente para quem gosta de ter animais e plantar hortas e jardins.

Maria Aparecida Sanches, 63 anos, tem um sitio na cidade há 8 anos, mas se mudou definitivamente há 3. "Amo essa cidade, apesar de que moro um pouco afastada do centro, vou apenas em bailes e festas e fazer as compras. A cidade por inteira é muito tranquila, e a vista que eu tenho da minha casa é maravilhosa", conta a aposentada que visitava seu sítio apenas nos finais de semana, mas a rotina de ir para São Paulo todos os domingos era cansativa, e já era aposentada, decidiu ficar com a cidade do interior. "O ar da cidade grande tinha muita poluição, principalmente no grande ABC Paulista, nem se compara com o daqui. ficar com a cidade do interior".

Boituva sempre foi uma cidade privilegiada pela qualidade de vida. Isto agora ficou confirmado pela pesquisa divulgada no final de agosto pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pela tabulação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nacional, que vem sendo realizada desde 2006.

"Sem comparações para a qualidade de vida de uma cidade do interior, para uma cidade grande, sinto falta apenas da correria do dia a dia, afinal nasci em Santo André", confirma Jose Donizete de Almeida, 68 anos, que se mudou para Boituva há 16 anos em busca de uma casa menor, para ficar sozinho após a morte de sua esposa. "Morava em Santo Andre, não tive filhos com minha falecida esposa, então não tinha motivos para continuar morando por lá, vendi a minha casa e me mudei", lembra. Mas a cidade do céu colorido o surpreendeu: "acabei encontrando uma nova companheira. Hoje moro com ela e meus dois cachorros,  não troco Boituva por outra cidade".

A cidade desponta no 16º lugar, tanto no ranking do Estado de São Paulo quanto no do Brasil, como um dos melhores municípios para se viver.

Visto em: ,