“Facilitadores” de eventos são responsáveis por movimentos culturais em Sorocaba (SP)

|oi sábado, 9 de maio de 2015
| Por Caroline Moraes |

Fórum Social Sorocaba, Encontro Poético e Nativos Terra Rasgada são alguns dos nomes que fazem possível apreciação de arte de forma gratuita na cidade.

Encontros poéticos, peças teatrais ao ar livre, shows abertos em praças e reuniões para discussão de causas políticas e sociais que beneficiem a população, são algumas das pautas que coletivos como Fórum Social Sorocaba (FSS) trazem para a cidade, que está entre as 100 melhores cidades para se viver no Brasil.

“Somente movimentos sociais podem propor atividades, porém não há restrição quanto à militância política”, explica Ari Pinheiro, integrante do FSS, que têm em seu coletivo, grupos como Quintal livre, SESC Sorocaba, UFSCar, dentre outros.

O coletivo FSS é idealizador de projetos como “abertura nos SESC”, “Plenária Final”, além do Fórum Musical Social, que teve sua última edição em abril (12), com participação de Paula Cavalciuk, Incesto Andar, Mari Marcato, Fones, Canapiá Aimatrúpedes e Ninfas do Amanhecer.

Acompanhe o trabalho do FSS e sua agenda no site forumsocialsorocaba.org.br

A cantora de blues, Mari Marcato, uma das atrações do último Fórum Musical, está na música há 22 anos e falou da importância de eventos dessa categoria para a população. “Acho importante oferecer pra população movimentos culturais, lugares que não precise de dinheiro pra presenciar arte, coisas que não aprendemos na escola”, analisa.

Mari Marcato - Fórum Musical Social na Praça do Ipiranga, em Sorocaba/SP
(Foto: Patrícia Ferraz)

No último domingo (3), aconteceu o 14º encontro de poesia em Sorocaba, dessa vez na praça do pio no bairro Santa Rosália. O projeto surgiu como desdobramento do Musicada, outro evento que o grupo Encontro Poético apresenta. “Como a Musicada estava caminhando pra se tornar algo maior, com mais estrutura e instrumentos, voltado a bandas, a gente acabou organizando o encontro poético, que é mais voltado à poesia”, explica Pedro Alberto - Poeta em Queda, um dos integrantes do grupo.

“A ideia de ocupar praça vêm justamente de ser um lugar que outras pessoas têm acesso, então quem tá passando pode ver, se interessar e ficar. É uma tentativa de ocupar o espaço, que não estamos no dia a dia. Tirar o lugar que você está a todo o momento”, enfatiza.

14º Encontro Poético na Praça Pio XII, em Sorocaba/SP
(Foto: Patrícia Ferraz)

Victor Henrique, ator há cinco anos e integrante do Nativos Terra Rasgada, projeto que existe há 12 anos em Sorocaba, fala da importância de existir acessibilidade para a arte: “É uma alternativa para os jovens se expressarem, sem uma cobrança ou necessidade de perfeição. Eles estão aqui aprendendo”, avalia.

O Nativos Terra Rasgada é um grupo de teatro de rua e estará a partir do dia 17 (domingo) apresentando a “Feira do Teatro de Rua”. O primeiro local escolhido foi o Parque das Águas, acompanhe a programação aqui

Essa matéria também está disponível em podcast:



Visto em: , , , , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário