Acontece nos dias 28 e 29 de novembro o III Festival de Cinema de Salto (SP)

|oi quinta-feira, 24 de novembro de 2016
| Por: Caroline Moraes



Salto é uma cidade com grande vocação cultural. Aqui, abriga-se a única "Palma de Ouro" da América Latina, prêmio máximo do prestigiado Festival de Cannes, recebida pelo saltense Anselmo Duarte. Salto também é sede do único curso de superior de Cinema e Audiovisual da macrorregião sorocabana. Entre estudantes e artistas das mais diversas áreas, Salto tornou-se um ambiente intenso de produção e fruição das artes, e é nesse meio que surge o Curta Salto - Festival de Cinema de Salto, em 2014.
Nesta terceira edição, o Curta Salto Festival de Cinema de Salto prevê dois dias de intensa programação audiovisual gratuita, voltada para o público em geral, nos dias 28 e 29 de novembro, próxima segunda e terça-feira.
Sessões de filmes realizados pela Comunidade, por estudantes de cinema e por realizadores premiados serão realizadas na Sala Palma de Ouro, onde também ocorrerão as premiações e o encerramento do evento.
O festival também contará com duas oficinas de especialização audiovisual aberta a toda a comunidade de Som Direto, com o professor do curso de Cinema e Audiovisual da USP, João Godoy, e de co-produção internacional com Fernanda Tosini, produtora do curta metragem convidado A mulher que dançou com o Diabo, que recebeu “Menção Honrosa” no festival de Cannes 2016. Fernanda também é uma das juradas do Festival.
Outros destaques da programação são a participação do premiado ator Othon Bastos num dos filmes que concorrem ao Prêmio de Melhor Filme na Mostra Salto – “Uma canção para o silêncio, assim como a estréia do filme de curta metragem Cidade Flutuante, de Caju Lopes, ex-estudante do CEUNSP e ganhador do prestigiado Prêmio Estímulo ao Curta Metragem do Estado de São Paulo de 2015.
Idealizado e concebido pela Professora Cineasta Lilian Solá Santiago, o Curta Salto é realizado pela Kimera Filmes - produtora experimental formada por estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual do CEUNSP. O objetivo do festival é a formação de público para o audiovisual brasileiro, o fortalecimento da produção e circulação de obras audiovisuais de qualidade na cidade de Salto e região, assim como o intercâmbio de experiências entre produtores audiovisuais iniciantes e em formação. Diversão e cultura através do audiovisual para todos na cidade de Anselmo Duarte.

Realização: Kimera Filmes. Apoio: Secretaria de Cultura da Estância Turística de Salto, Sala Palma de Ouro (Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte), Museu da Cidade de Salto - Ettore Liberalesso e CEUNSP Cruzeiro do Sul.

MOSTRA SALTO

Dias: 28/11 e 29/11 (segunda e terça-feira)
Horário: a partir das 19:30 h
Local: Sala Palma de Ouro
Entrada Franca
Distribuição de Ingresso uma hora antes do espetáculo, na bilheteria da Sala Palma de Ouro.

A Mostra Salto apresenta filmes de curta metragem inéditos produzidos por estudantes de Cinema e Audiovisual na Estância Turística de Salto durante o ano de 2016.

Os curtas que concorrem ao Prêmio de Melhor Filme da Mostra Salto 2016 são:

AMIGA. Direção: Marina Peripato. Produção: Rafael MIchelato. Duração: 14 min. Sinopse: Ao fugir de encarar suas responsabilidades, Anabel encontra a curiosa companhia de Julieta, uma garotinha que prepara um desfile de moda para suas amigas imaginárias.

 
AVIÃO, JACARÉZINHO. Direção: Eduardo Guerra. Produção: Jéssica Teleze. Duração: 15min.
Sinopse: O porteiro de um prédio que frequentemente é procurado para resolver problemas dos moradores também esconde seus segredos.

INGLÓRIA. Direção: Maurício Owada. Produção: Maurício Owada, Victor Hugo. Duração:  15 min.
Sinopse: Um lutador amador de MMA, ao perder o emprego, vê o tratamento de seu filho com câncer ameaçado.

IÇARA. Direção: Ricardo Lacerda. Produção: Caio Santarosa. Duração: 15min.
Sinopse: um documentário que acompanha o cotidiano do trabalho ilegal de extração do Palmito Juçara, espécie vegetal que se encontra em extinção.

MARGINAIS. Direção: Giovani Beloto. Produção: Rafael Battistuzzo. Duração: 15min.
Sinopse: Télo, um palhaço que perdeu tudo o que tinha, e seu amigo Hudi, o mágico, acabam nas ruas e são levados a procurar uma nova maneira de ganhar a vida.

O RISO. Direção: Estevão Souza. Produção: Leonardo Canesin. Duração: 15min.
Sinopse: Bento, um menino com a cara pintada de palhaço e Jaqueline, uma menina que nunca ri, encontram em si a felicidade que não é expressa nos seus rostos.

PROTOCOLO MAMUTE. Direção: Vinicius Feller. Produção: Natália Sarilho. Duração: 17min.
Sinopse: Pietro, um gênio da ciência, torna-se obcecado por um misterioso livro que surge em sua vida, e cabe aos seus amigos trazê-lo de volta a sanidade.

SU DAU THAI. Direção: Victor Galvão. Produção: Franco Sivina, Nina Hiraoka, Nahara Teixeira. Duração: 17min.
Sinopse: O filme acompanha o processo de luto de Ísis, uma camponesa grávida que perde a criança.

 
UMA CANÇÃO PARA O SILÊNCIO. Direção: Giovani Gasparetto, Rodrigo Italiani. Produção: Rolf Denny, Anderson Rocha. Duração: 15min.
Sinopse: Uma pungente reflexão sobre o luto, com a participação de um dos maiores atores brasileira de todos os tempos, Othon Bastos.


A CASA DE VENTO. Direção: Gustavo Martinez. Produção: Rodrigo Lara. Duração: 15min.
Sinopse: Uma órfã descobre um jeito de voltar no tempo para buscar uma família perfeita, mas descobre que dentro do seu mundo de fantasias, a realidade pode ser ainda mais triste.


CIRCUITO EM DISCÓRDIA - OU SELF-CINEMA? Direção: Lucas Arashiro. Produção: Lucas Moreira. Duração: 15min.
Sinopse: Um jovem diretor que pretende gravar e exibir um filme autoral criticando o próprio mercado cinematográfico.

ENTRE OS OMBROS. Direção: Carolina Castilho. Produção: Daniel Mota, Carolina Castilho. Duração: 20min.
Sinopse: Dani é uma adolescente intersexual que sofre pressão de sua mãe para realizar a cirurgia de redesignação sexual.


FACES OCULTAS. Roteiro: Bruna Alexandrino. Produção: Bruna Pedroza. Duração: 10min.
Sinopse: O projeto exibe a realidade sobre relações abusivas e agressivas e espera trazer uma reflexão sobre a violência que acontece diariamente, mas não é resolvida.


MOSTRA COMUNIDADE

Dia: 28/11 (segunda-feira)
Horário: a partir das 19:30h
Local: Sala Palma de Ouro
Entrada Franca
Distribuição de Ingresso uma hora antes do espetáculo, na bilheteria da Sala Palma de Ouro.

            A Mostra Comunidade exibirá as produções audiovisuais realizadas durante as oficinas promovidas pelos estudantes do curso de Cinema à comunidade durante o ano de 2016. Este ano, o projeto das “Oficinas Kimera Filmes” foi contemplado pelo Edital de Cultura 01/2016, da prefeitura da Estância Turística de Salto e produziu quatro filmes de curta metragem.
            Os curtas que concorrem ao Prêmio de Melhor Filme da Mostra Comunidade 2016 são:

DIREITO DE FALAR. Duração: 3 min.
Realização: Luana Castilho, Fernando Gonçalves, Francisco Stol, Alan Rafael Lima, Anderson Luiz Torres, Andressa Xavier dos Santos, Caroline da Silva, Douglas Cezar da Silva, Felipe Alberto dos Santos, Gabriel Victor B. de Araújo, Giovana Cristina dos Santos, Igor Rafael, Jessica Ramos, Jonathan das Chagas Leme, Leticia Pereira de Lima, Lucas Pereira da Conceição, Luciane de Angelo, Mateus Vinicus de Souza, Michael Galdino, Natalia dos Santos, Rafael Monteiro Costa, Walker Herin Lucio, Willian Estolano Vieira Lima.
Sinopse: os principais artigos da declaração universal dos direitos humanos através de uma música original produzida pelos próprios realizadores.

VEM DA RUA. Duração: 4min.
Realização: Larissa Diniz, Daniel Mota, Alex Junior da Silva Martins, Ana luiza Rodrigues as Silva, Ana Vitoria Leriano, Edineia Tedeschi da Silva, Fabio Fernandes Junior, Ian Alex Silva dos Santos, Kauã Patrick Borges da Silva, Michael Ricardo Perez Nascimento, Miguel Oliveira de Souza, Murilo Pereira da Silva, Nicolas Gustavo, Nicolas Gustavo Oliveira Silva, Rodrigo de Campos Neves, Thalita de Lima Moreira, Thamires de Lima Moreira, Wagner Domingos das Neves.
Sinopse: A rua revela o que nela nasce. Nasce o abrigo. Nasce a arte. Nasce o encontro. Quando um garoto e a dança se encontram, uma vida se transforma.

HUMANOS. Duração: 4min.
Realização: Larissa Duarte, Bira Vale, Amanda Souza de Jesus, Andressa Keese, Carlos Eduardo R. dos Santos, Daiane da Cruz Olinto, Eduardo Mosca Bizan, Flávia de Paula Gutierres, Henrique Santos, Igor Evangelista, Luis Gustavo Nifa, Maira Maria da Silva, Rodrigo Martinhão de Souza.
Sinopse: Pessoas que tiveram seus direitos humanos desrespeitados.

ALÉM DO SILÊNCIO. Duração: 12min.
Realização: Robson Fernandes, Mikael Claro, Abner dos Santos Proença, Jeniffer Oliveira Custódio, Leandro Peró, Luiny Mattiucci da Silva e Natasha Silva.
Sinopse: Numa manhã Fernando conhece Luiza que muda sua vida: o isolamento a tristeza e a incompreensão ficam para trás.

FILMES CONVIDADOS

Além da Mostra Salto e Mostra Comunidade, o Festival conta com a exibição dos seguintes filmes de curta metragem, fora das mostras competitivas:

A MOÇA QUE DANÇOU COM O DIABO. Direção: João Paulo Miranda Maria; Produção: Fernanda Tosini; Duração: 14 min.
Sinopse: Uma garota de família religiosa foge de casa para ir a uma festa e lá se encontra com o diabo.
“Menção Honrosa” no festival de Cannes (2016)

CIDADE FLUTUANTE
Direção: Caju Lopes; Produção: Lucas Bettine; Duração: 16min.
Sinopse: Para o jovem Kazuo, a cidade flutua diante de seus olhos. Em outro canto da casa, seu futuro está sendo discutido.
Prêmio Estímulo ao Curta Metragem do Estado de São Paulo (2015)


OFICINAS

Som Direto
Oficineiro: João Godoy
Horário: 28/11 das 13:30h às 17:30h
Local: CEUNSP - Auditório- Bloco K
Entrada Franca
Público Alvo: técnicos audiovisuais e estudantes de Cinema e Audiovisual
Inscrição: até 25/11 pelo formulário postado na página do facebook do Curta Salto.

Conceitos, técnicas e procedimentos na Captação de Som Direto. O som direto como um dos elementos constituintes da trilha sonora do audiovisual, importância, características e método de trabalho. A partir de exemplos fílmicos discutiremos aspectos dos procedimentos de captação de som direto entendido como um método de trabalho em contínua renovação.
João Godoy, técnico de som direto e professor do curso superior de Audiovisual do ECA USP, responsável pela captação do som direto de mais de 20 filmes nacionais, entre eles: "Hoje" (2011, Tata Amaral), “Serra Pelada “ (2012, Heitor Dhalia), e "O Futebol" (2015, Sergio Oksman).

Co-produção internacional e Festival de Cannes
Oficineira: Fernanda Tosisni
Horário: 29/11 das 13:30 h às 17:30h
Local: CEUNSP - Auditório- Bloco K
Entrada Franca
Público Alvo: técnicos audiovisuais e estudantes de Cinema e Audiovisual
Inscrição: até 25/11 pelo formulário postado na página do facebook do Curta Salto.

Apresentação do cenário internacional focado pela experiência de estar duas vezes em competição no Festival de Cannes, detalhando suas consequências e a dificuldade da produção independente. Análise sobre o fomento para produção do interior paulista no cenário nacional e internacional, relatando o caso da produção de dois próximos projetos em parceria com a França/Europa.
Fernanda Tosini é produtora executiva do Grupo Kino-Olho, roteirista e produtora do curta-metragem “Command Action” e produtora do curta-metragem “A Moça Que Dançou Com O Diabo”, que recebeu “Menção Honrosa” no festival de Cannes 2016.

O CORPO DE JURADOS DA MOSTRA SALTO E DA MOSTRA COMUNIDADE:

Fernanda Tosini
Produtora executiva do Grupo Kino-Olho. Foi produtora e roteirista do curta selecionado no Festival de Cannes 2015 “Command Action” e  do curta “A Moça que Dançou com o Diabo” vencedor do prêmio de Menção Honrosa no Festival de Cannes em 2016.

Paulo Aranha:
Fotógrafo saltense e cineclubista. Foi vice-presidente da Federação Paulista de Cineclubes e fundador dos cineclubes Osvaldo de Oliveira, Cineclube CEUNSP, Cine Experimenta e Coletivo Ensemble Abstrait.

Marcelo Santto:


Professor e Diretor teatral, produtor e dramaturgo. Em 12 anos de carreira, escreveu 10 peças e dirigiu 22 espetáculos, tendo recebido diversos prêmios. Fundador da STCA Produções, é idealizador e produtor de dois importantes eventos teatrais da Estância Turística de Salto - Festival Curta Teatral Taperá e Festival Nacional de Teatro Carpediem.
Visto em: , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário