Itu, na era do gelo!

|oi sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
| Por: Juliana Guimarães

Varvito com cerca de 280 milhões de anos é o nome usado por especialistas para uma rocha formada por varves, camadas de sedimentos escuros e claros que se alternam. As camadas escuras se referem a aquelas acumuladas no verão enquanto as claras representam o acumulo de matéria orgânica, que se preservava no fundo do lago, durante o inverno, quando ele se congelava. O Parque do Varvito, em Itu (SP), abriga uma das mais importantes exposições desse tipo de rocha na América do Sul, segundo historiadores, toda essa região já foi coberta de gelo.

Parque do Varvito - Itu/SP
(Foto: Gustavo Simões Libardi)

Passeando pelo parque é possível ver o que estudiosos acreditam ser rastros de animais que habitavam o fundo dos lagos naquela época. Eram serem invertebrados que rastejavam em meio aos sedimentos e que teriam deixado traços finos e alongados. Mas um dos trechos que mais chama a atenção dos visitantes é o grande paredão de Varvito mais ao fundo do parque, tendo no meio dele uma pedra entre as camadas. O local, tombado como patrimônio histórico, já foi uma pedreira.


Durante 200 anos muito varvito foi retirado do local, a extração começou no fim do século 18. A laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município. Os pontos que merecem atenção são a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondvana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas d’água em sua parede, dando a impressão de lágrimas.

Os visitantes podem conhecer a história por meio de painéis explicativos distribuídos pelo parque. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas de terça a domingo. Entrada gratuita.

Endereço:
Rua Parque do Varvito, 400
Parque Nossa Senhora Candelária - Itu/SP


Visto em: , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário