O que é uma Estância Turística?

|oi quinta-feira, 8 de outubro de 2015
| Por Beatriz Facchini

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), atualmente, quatro cidades recebem o título de “Estância Turística”: Ibiúna, Itu, Salto e São Roque. Esta é uma denominação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios que possuem atrativos turísticos, infraestrutura, opções de lazer, recreação, recursos naturais e culturais.

Hoje, o Estado possui setenta estâncias por lei, sendo elas divididas entre balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. Estas recebem anualmente verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para serem aplicadas em obras que beneficiem a estrutura para a recepção de turistas.

Cachoeira da Fumaça é uma das belezas de Ibiúna
(Foto: Reprodução)


As belezas naturais de Ibiúna, como a da Cachoeira da Fumaça, são alguns aspectos que justificam sua denominação de Estância. Com um clima aconchegante de montanha, o município também oferece aos turistas feiras de artesanato, passeios de escuna, mirante e a Represa de Itupararanga, com suas formações de prainhas.







Itu é a cidade mais antiga da RMS, rica em história
(Foto: Reprodução)

Já em Itu, é possível fazer um passeio ao passado ao visitar suas igrejas ornadas com acabamentos no estilo barroco, que concederam ao município o título de “Roma Brasileira”. O Centro Histórico também proporciona largos, museus e casarões com arquiteturas do século XVIII e XIX. Além disso, os objetos gigantescos da “Cidade dos Exageros” estão espalhados pelo município e se tornam alvo das fotografias.



Vista aérea do Ceunsp, na cidade de Salto
(Foto: Reprodução)


Parques, monumentos, museus e teatros. Salto também reserva boas experiências quando o assunto é turismo. Às margens do Rio Tietê, a cidade traz muita história em suas arquiteturas como a do antigo prédio da fábrica têxtil Brasital, que atualmente abriga o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.


Vinícolas de São Roque buscam a atenção do turista no Roteiro do Vinho
 (Foto: Edson Dário)



Para quem gosta de vinho, os estabelecimentos do “Roteiro do Vinho” em São Roque são o paraíso. Já para os turistas aventureiros, a dica é um parque que recria as atividades de uma estação de esqui. A cidade oferece também turismo rural e variedade gastronômica.

Visto em: , , , , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário