| Por Juliana Guimarães |
Você sabe o que é RMS e o que ela se aplica no nosso estado?
RMS é a Região Metropolitana de Sorocaba, uma unidade regional do território de São Paulo, projeto de Lei Complementar sancionado pelo Geraldo Alckmin em maio de 2014. Com isso a RMS passou a ser a 16ª mais populosa do país, com cerca de 1,8 milhão de habitantes.
A Região Metropolitana de Sorocaba possui 26 municípios, sendo que onze municípios estão localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e economias baseadas em atividades industriais. Dentre as regiões metropolitanas, a RMS é a que possui a maior produção agrícola e quatro estâncias turísticas.
![]() |
Vista aérea de Sorocaba, cidade sede da RMS (Foto: Prefeitura de Sorocaba) |
Fizemos uma pesquisa no CEUNSP de Salto que mostrou que a maioria dos entrevistados não sabia da existência da Região Metropolitana. “Eu não sabia que existia essa divisão dentro de São Paulo, e muito menos que envolvia cidades conhecidas e turísticas”, respondeu o estudante Gustavo Uhalde, 23 anos.
Benefícios
“A grande vantagem da criação da Região Metropolitana e que nós poderemos dar um tratamento equitativo às questões regionais. A poluição do rio Sorocaba, por exemplo, não interessa só ao nosso município, mas a todas as cidades que estão próximas à bacia do rio e ao médio Tietê”, afirmou Antonio Carlos Pannunzio, prefeito de Sorocaba, em entrevista ao Jornal Ipanema. Pannunzio tem a responsabilidade de coordenar as reuniões do grupo e gerenciar os fundos destinados às cidades.
A deputada estadual Maria Lúcia (PSDB) também ponderou outros benefícios que a criação da RMS pode trazer para a população. “Os projetos serão discutidos visando o bem de toda a região. O cidadão terá, por exemplo, um transporte público mais integrado entre os municípios. Na questão da telefonia, também, a ideia é que o custo da ligação entre as cidades que a integram seja no valor de uma ligação local, e não mais de um interurbano. Com relação ao meio ambiente, os municípios poderão trabalhar, ainda, em conjunto para a destinação final do lixo”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário