Encontre bosques e ar puro no Parque de Lavras

|oi quarta-feira, 13 de maio de 2015
| Por Renato Macena |

O Parque de Lavras é um dos cartões postais de Salto, onde funcionava uma usina elétrica e hoje é coberta por uma rica área verde, cheia de atrativos para moradores e turistas que visitam o local.

Entrada parque de lavras (Foto: Reprodução/Fábio Barros)
Os bosques e as trilhas do parque são um show a parte, a mata é fechada, mas o caminho é simples e dificilmente alguém se perderia nele. Existem diversos bebedouros no parque, e o visitante tem uma ótima visão do Rio Tietê, podendo ver suas curvas ao longo do seu percurso. "Vou quase sempre no parque de lavras, a paisagem é linda e eu adoro andar nas trilhas que tem por lá. A "Santa" também é um lugar muito legal de se visitar, eu recomendo e garanto que você vai gostar", indica Silvana de matos, dona de casa.

O Parque de Lavras surgiu em 1980, mas o complexo é mais antigo do que isso. Em 1906 surgia a Usina de Lavras, uma grande usina hidrelétrica construída nas margens do rio Tietê e que servia principalmente a cidade de Itu e região. A usina funcionou até 1929, quando uma enchente do rio Tietê destruiu boa parte dos equipamentos e deixou várias cidades da região sem energia por meses. A usina ficou seis anos paralisada até que em 1935 ela foi totalmente desativada.

Parque de lavras (Foto: Renato Macena)
Já no ano de 1980 a prefeitura de Salto tombou o parque como patrimônio cultural e então a usina se tornou o Parque de Lavras.

O Relógio Solar e o anfiteatro são as atrações mais antigas do parque, perdendo apenas para a sala de máquinas, essa que tem ultima turbina restante da época da usina.

O local, no entanto, tem carência de monitores. A Secretária de Turismo de Salto foi procurada e informou que o parque não tem estrutura física para comportar os monitores, e que um projeto para a construção de um espaço está aguardando votação na câmara dos vereadores. Ainda segundo a secretaria, há monitores no parque aos domingos ou em excursões agendadas.

Vale muito a pena conferir as atrações do parque, o local tem amplo estacionamento, lanchonete com musica ao vivo aos visitantes, playground e quadra de areia para as crianças se divertirem. "O parque é muito bonito e um bom lugar pra levar a família", conta o eletricista João Nazaré, "recomendo a todos que venham ao Parque de Lavras e ao monumento da padroeira", finaliza.

Como Chegar

O Caminho é curto e bem simples tendo o Ceunsp como base, veja no mapa abaixo:


Horário de Funcionamento
Segunda a Domingo das 08h00 ás 17h00
A entrada é gratuita


Visto em: , ,

2 comentários: