Salto recebe exposição "Desenhos e Pinturas Hiper-realistas" de Walter Caldeira

|oi quarta-feira, 27 de maio de 2015
| Por Caroline Moraes |

As obras com linguagem moderna mostram o reflexo de conteúdos psicológicos e a existência da condição humana.

Pinturas Hiper-realistas, por: Walter Caldeira -  Local: Palmas de Ouro/Salto - SP
(Foto: Caroline Moraes)

O Artista Plástico paulistano, Walter Caldeira, é um ilustrador completo, pinturas a óleo, ilustrações digitais e desenhos, são algumas das suas destrezas; em especial suas obras hiper-realistas chamaram bastante atenção pela riqueza de detalhes.

Ele começou com ilustração há 30 anos. "Eu fazia uma ilustração para uma agência, por exemplo, e o diretor falava 'esse amarelo, eu queria um pouco mais quente'; você tinha que voltar para seu ateliê e aerografar - envernizamento da pintura - era muito trabalho. Hoje você faz isso no Illustrator, Photoshop", contrasta Caldeira a diferença para os tempos atuais.

O trabalho de ilustração, atualmente, é mais requisitado por editoras de livro. "Editorial é ilustração e fim de papo, tanto ilustração de caricatura, tanto de estilo diferente", salienta.

Walter Caldeira também dá aulas no seu ateliê em Indaiatuba (SP), onde mora atualmente, e diz que quem tem talento e gosta, deve persistir. É o caso de Caique Ferraz, 12 anos, que já tem seis livros publicados com suas ilustrações.

Adriana da Rocha, escritora; Caique Ferraz, ilustrador e Élcio Mário Pinto, escritor no lançamento do livro “Fale, Criança” em Itapetininga 2014 (Foto: Mike Adas)

Caique começou cedo e conta que é totalmente influenciado pela família. "Cronicranças", "A Fonte" e "Quase Muertos En La Biblioteca" do autor Élcio Mário Pinto, são algumas obras que contam com desenhos do jovem ilustrador.

O Artista Plástico Walter Caldeira, conta que há grande procura por suas aulas, mas que seleciona de acordo com vocação. "Se eu vejo que ela quer aprender, eu me desdobro, faço o que posso e não posso. Mas tem pessoas que fazem para passar tempo, entre outras coisas".

Walter Caldeira com suas obras  (Foto: Caroline Moraes)

Ele que fez curso de aperfeiçoamento na França, já teve suas obras expostas em Paris e Barcelona de forma não corriqueira. Para ter trabalhos apresentado em outro país, é necessário ter pelo menos dois anos de residência, mas não era o caso de Walter.

"Conheci um artista brasileiro lá que disse para que eu deixasse meus trabalhos com ele, quando voltei, eles tinham sido vendidos”, conta orgulhoso.

Walter deixa o convite para que todos conheçam suas obras, que estarão em exposição até domingo (31) das 14h às 21h, no Palmas de Ouro: "Espero que vocês venham à minha exposição prestigiar minhas pinturas, desenhos, e têm as pinturas, digitais também". Confira o vídeo:


A Sala Palma de Ouro fica na rua Prudente de Moraes, nº 580, no centro da cidade. A entrada é franca.

Visto em: , , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário