Salto tem o segundo maior monumento religioso do Brasil

|oi quarta-feira, 20 de maio de 2015
| Texto e fotos por Renato Macena |

Se perguntasse a você qual é o maior monumento religioso do Brasil, o que você responderia? A resposta certa seria Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Mas o que pouca gente sabe é que a cidade de Salto (SP) tem a segunda maior do Brasil, o monumento da Padroeira.

O Monumento à Nossa Senhora de Monte Serrat é um dos cartões postais da cidade, e não é pra menos, a “Santa” é cercada por uma paisagem natural e bem preservada que cativa os turistas.

O Primeiro esboço do que viria a ser o monumento de Nossa Senhora do Monte Serrat chegou em 1698, criada pelo fundador da cidade, Antônio Vieira Tavares (sobrinho de Raposo Tavares),e era uma singela capela.

Em 1980 a prefeitura tombou o local como patrimônio histórico e cultural da cidade e ergueu o monumento com 30 metros de altura em concreto armado. E em homenagem a Antônio Vieira Tavares, foi feita uma transferência solene dos restos mortais que se encontravam em Itu (SP) em uma sala do monumento. Na subida da escadaria pode se chegar ao tumulo de Antônio Tavares.

"Eu adoro o parque de lavras e a padroeira, tenho a sorte de ter dois cartões postais praticamente no quintal da minha casa, vem conhecer que você não vai se arrepender", recomenda a dona de casa, Maria do Carmo.

A noite é um show a parte, um jogo de luzes ilumina a padroeira e a faz com que fique visível por boa parte da cidade.

O local, no entanto, tem carência de monitores. A Secretária de Turismo de Salto informou que o parque não tem estrutura física para comportar os monitores, e que um projeto para a construção de um espaço está aguardando votação na câmara dos vereadores.


O Monumento da Padroeira fica no complexo do Parque de Lavras e funciona de segunda a domingo, das 8h00 às 16h40min, a entrada é gratuita.

Vale a pena conhecer!
Visto em: , , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário