Viva Sorocaba!

|oi terça-feira, 21 de abril de 2015
| Por Fábio Duran |

O município do interior paulista possui quase 600 mil habitantes e é a principal cidade da Microrregião de Sorocaba, que engloba mais de 1.300.000 habitantes. Sorocaba oferece muitas opções de lazer e entretenimento, desde praças com academia ao ar livre, ciclovias, bibliotecas, parques de preservação natural e do Zoológico (referência em toda a América Latina), aos shoppings centers.

PARQUES MUNICIPAIS

Com mais de 20 parques municipais, sendo sete deles áreas de preservação naturais fechadas: Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Parque Natural dos Esportes "Chico Mendes", Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha, Parque Natural "Ouro Fino", Reserva Florestal "Bráulio Guedes" e Unidade de Preservação "Governador Mário Covas".

No Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" o pavão fica solto no parque.
(Foto: Paulo Ochandio)

Outros parques estão espalhados pelos bairros da cidade: Parque das Águas (Jardim Abaeté), Parque Kasato Maru (Campolim), Parque dos Espanhóis (Pinheiros), Parque do Paço Municipal (Alto da Boa Vista), Parque Linear (Av. Dom Aguirre, na margem direita do Rio Sorocaba), Parque "Seicho-No-Iê" (Parque Três Meninos), Parque Tecnológico (Av. Itavuvu - Distrito Industrial Zona Norte), Parque da Biodiversidade (área anexa ao Parque Tecnológico), Parque dos Ipês (Jardim Santa Mariana), Parque do Ipiranga, Parque do Campolim, Parque do Júlio de Mesquita, Parque do Vitória Régia, Parque do Central Parque, Parque do Maria Eugênia, Parque do São Bento, Parque do Nova Esperança e Parque da Estação de Tratamento de Água - Éden.

PONTOS TURISTICOS E HISTÓRICOS

O Palácio dos Tropeiros, Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, Biblioteca Infantil, Museu Histórico Sorocabano, Estação Ferroviária, Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Palacete Scarpa, Teatro São Rafael, Casa Aluísio de Almeida, Mosteiro de São Bento, Catedral Metropolitana de Sorocaba, Capela Senhor do Bonfim João de Camargo, Capela de Nossa Aparecida, Capela do Divino, Praça do Canhão, Praça Frei Baraúna, Largo do Rosário, Praça do Tropeiro, Pelourinho, Mercado Municipal, Seminário Diocesano e Flona de Ipanema são os pontos onde o turismo se entrelaça com a história de Sorocaba, a Manchester Paulista.

Biblioteca Municipal (Foto: Zaqueu Proença)

GUIA DE COMPPRAS

Para quem gosta de compras a cidade também será um ótimo atrativo, até 2016 serão 10 shoppings na cidade. Atualmente a cidade conta com seis em funcionamento, os Shoppings Sorocaba, Panorâmico, Granja Olga, Esplanada, Villàggio e Plaza Itavuvu. E mais quatro serão entregues para a cidade, três com previsão de entrega para 2013.

Praça pio XII e ao fundo o Villàggio Shopping (Foto: Fábio Duran)
Se você está no Facebook e quer conhecer e receber novidades de Sorocaba, curta a página “Viva Sorocaba”, administrada pela Secretaria de Comunicação, onde são postados as notícias, ações, programas, agenda cultural, serviços e curiosidades da cidade. Afinal, a cidade é grande e possui outras grandes opções de laser e entretenimento, vale a pena vir e sentir a cidade, conhecer outros lugares que não estão nesta lista e quem sabe, voltar outras vezes.

Outras informações, como endereços e horário de atendimento, são encontradas no site da Prefeitura de Sorocaba em www.sorocaba.sp.gov.br.

DEPOIMENTOS


“Gosto do Parque Chico Mendes por que é bem tranquilo, tem uma área verde legal. Vou sempre atrás de tranquilidade e equilíbrio.” - Douglas Alexander Turri Toledo, 26, Produtor Cultural.

“Vou ao Parque do Campolim para caminhar e no Parque da Água Vermelha para ficar de boa.”Alan Calixto de Carvalho, 22, estudante.

“Eu curto animais e o Zoológico fica perto de casa, o tigre é o animal que mais gosto do parque.”Gustavo Henrique Ferreira, 27, vendedor.

“Eu prefiro ir a praças, geralmente tem arvores, sombra e lagos, na qual a paisagem me traz tranquilidade!” Vinícius Henrique de Oliveira Nascimento, 17, Instrutor de Informática.

MICRORREGIÃO DE SOROCABA

A Microrregião de Sorocaba é composta pelas cidades de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cabreúva, Capela do Alto, Iperó, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba e Votorantim. Municípios que somam mais de 1.300.00 habitantes segundo o censo 2010.


Matéria publicada na 14ª Edição do Jornal FoCA | Especial de Férias | Página 15
Visto em: , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário